sábado, 19 de março de 2011

Entrevista

Mãe, Filho Creche

Prestando atenção nas mães que procuram creches para deixar seus filhos e na preocupação delas em escolherem um ambiente confiável e de total segurança; com profissionais responsáveis e que tenham muito amor pela profissão. Resolvi fazer uma entrevista com a coordenadora pedagógica da Creche Escola Castelinho no Rio de Janeiro (Deise Teixeira de Sousa). Sobre esse tema que deixam mães tão apreensivas.
1.  O que as mães devem levar em conta numa entrevista para colocar seu filho na creche?
     R: Em primeiro lugar a escolha deve ser pautada em certezas. Para isso, visite o local e obtenha todas as informações necessárias pra sentir-se segura.
Importante Tb observar o ambiente; se o berçário é arejado, espaçoso, e seguro. Se a sala do sono tem berços apropriados a necessidade de seu filho (a), tendo em vista que é grande o número de bebês com refluxo, quantas berçaristas , quem é responsável pela estimulação, se há nutricionista. Se o ambiente é organizado e limpo. O mesmo se deve observar das pessoas que irão lidar diretamente com seu bebê.Se no berçário, usam touca e pantufa para os pés.Todos esses cuidados, são medidas de segurança para proteger seu bebê.
          2.   Quais as perguntas que a mãe deve fazer durante a visita a creche?
R: Durante a primeira visita, leve consigo as perguntas que deseja saber anotadas, só assim, não vai esquecer nada. Pergunte sobre a rotina da criança ao longo do dia, horários de refeições, procedimentos em caso de evacuações, sobre a temperatura do banho, se há cardápios para acompanhamento dos responsáveis, se a creche tem seguro médico para acidentes.
          3.   Como deve ser o espaço físico da creche?
 R: Amplo, arejado, ventilado e seguro
          4.   Quais as preocupações que a mãe deve ter em relação aos profissionais da creche?
          R: Informe-se sobre a formação acadêmica destes, se há rotatividade de profissionais, e   se estão aptos pra trabalhar com crianças.
5.   Em relação ao pedagógico o que a mãe deve procurar numa creche?
R: É importante saber sobre quais profissionais formam a Equipe Pedagógica e qual o planejamento para o desenvolvimento da criança  nos aspectos: (físico, motor, emocional, social, cognitivo)

6. A mãe deve se preocupar se a creche tem ou não pediatra? È obrigatório ter esse profissional?
R: Não há obrigatoriedade de um pediatra, pois a creche não está mais vinculada a área de saúde, porém faz-se necessário a cobertura para os matriculados , de um seguro médico, no caso de acidentes ou urgências médicas.Informe-se  já desde a primeira visita.A falta de tal assistência, deve ser encarada como deficiência de atendimento.

      7.  Como a mãe deve agir durante a adaptação do seu filho na creche.
R: A mãe ou pessoa responsável pela criança, deve seguir as orientações da Equipe. Porém é bom ressaltar que estar segura em sua escolha fará toda a diferença. Bem sabemos que bebês adaptam-se com maior facilidade, mas todos devem cooperar e respeitar o tempo de cada criança.
Não demonstre ansiedade quanto a adaptação, não resista a entregar o seu filho(a) ao profissional que irá recebê-lo. E o mais importante; não minta para a criança. Deixe-a saber, que vocês estarão por um período ausentes, mas lhe transmita a segurança de que você estará presente no final do período para buscá-la. E esteja.

       8.  A mãe deve se preocupa com a distância da creche em relação a sua residência?
                   R: É claro que a distância também precisa ser avaliada, pois estamos pensando em qualidade de vida e sacrifícios de percurso, locomoção, transporte, geram irritabilidade e cansaço, tanto da criança como dos pais. Portanto sugere planejamento.

        9 Uma boa creche deve ter quantas atividades extracurriculares? E qual a importância para o desenvolvimento da criança?
R: Não vai ser o número de atividades extracurriculares que vai resultar no pleno desenvolvimento da criança. Porém, atividades bem planejadas e diferenciadas, com certeza oportunizarão a criança que desenvolva suas habilidades múltiplas. Teatro, natação, judô, balé, capoeira, sempre proporcionam bons resultados. Lembre-se que música agora está dentro do currículo e todas as escolas devem oferecer.
  10. Para encerrar nossa entrevista deixe uma mensagem para as mães que trabalham e precisam deixar seu bem maior numa creche.
R: Resista a sentir-se culpada. Ao invés disso, transforme o tempo que você terá e não importa qual seja; em momentos de qualidade. Esteja integralmente com sua criança. Escute-a, brinque com ela. Deixe ela saber que você se importa, se interessa e que a ama. Acredite. É O QUE FARÁ TODA A DIFERENÇA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário