sábado, 27 de novembro de 2010

Meu tempo, meu filho
Como criar o interesse pelas histórias num mundo tão globalizado e cheio de softwares interessantes e chamativos? Vídeos games capazes de levar as crianças ao mundo virtual tridimensional e ilusionista deixando-as incapazes de sair da frente do computador ou televisão. Essa missão estava acontecendo dentro da minha própria casa sem ao menos eu perceber. Meu filho estava entrando num mundo virtual cheio de personagens que eu não conhecia, ficando cada vez mais longe do meu mundo, escorrendo como água pelas minhas mãos. Comecei a pensar uma maneira de interagir com ele e mostrar de forma criativa e interessante a magia dos livros que também podem ser tão interessantes quanto todos esses vídeos games.  Imaginei que em muitos lares esta realidade estava acontecendo, pais que chegam cansados do trabalho como eu,  e querem descansar e muitas vezes escutam a seguinte frase do filho: “posso jogar pai pode meu filho” Se joga no sofá e esquece do tempo que passa e não se dá conta. E isso se repete por praticamente todos os dias. O vicio do jogo está estabelecido. Mas devemos criar hábitos saudáveis com nossos filhos mesmo estando esgotado do trabalho. Pensando em tudo isso, despertei , criei e estimulei meu pequeno herói para o mundo criativo das histórias criadas por mentes brilhantes. Conversei com meu filho e fomos para livrarias, mostrei as variedades de títulos disponíveis e interessantes cheios de magia. Foram momentos fascinantes que descrevo com muito entusiasmo e felicidade,  tenho certeza que ele nunca esquecerá. A partir daí retomei a leitura com o meu pequeno que eu havia deixado de lado pelo cansaço. Passamos a nos divertir com as histórias criando brincadeiras e nos transformando nos personagens.  Pesquisei sobre títulos de livros interessantes e criei personagens utilizando sucatas para apresentar a história. Cada noite era uma surpresa e nos finais de semana uma votação das duas que ele mais gostou para a reprise. No final estava tão feliz que o cansaço daquele pequeno momento não existia, era substituído pelo sorriso do meu filho e o sentimento de carinho e amor que ele me demonstrava. A magia da leitura voltou a minha casa. Hoje os jogos são permitidos, mais o que encanta mais ele é o momento da história. A alegria dele narrando às novas histórias que ele lê e descobre sozinho. Até me ajuda a criar as contações de histórias e participa sempre que é possível. Conte histórias para seus filhos, leve-os ao teatro cinema, parques, brinque e crie o hábito de estar com eles. Esse vinculo afetivo será introduzido na vida do seu filho, deixando ele mais confiante, feliz , seguro nas suas atitudes,amável e acima de tudo sentindo o respeito e todo amor que vem de seus pais. È imprescindível ter um tempo para os filhos, a correria do dia a dia existe, mas existe alguém que está ali do seu lado sempre esperando esse tempo chegar, só depende de você.

3 comentários:

  1. Oi Elis!
    Sou a Daluzinha Avlis Contadora de Histórias, que vive e é FELIZ em Natal/Rn...Passeando pela net li este teu testemunho de vida, e obviamente me coração se sentiu acalentado,pois tenho este entendimento de vida...Quis ser uma seguidorade teu blog, não achei onde...Enfim venha me visitar no www.daluzinhaavlis.blogspot.com pessoas que acreditam em coisas semelhantes merecem ser AMIGAS, né? Bjo no ♥

    ResponderExcluir
  2. Elis, achei muito bacana suas reflexões e acho que é por aí mesmo que a gente que acredita no poder das histórias deve caminhar. Fiz o mesmo com meus filhos e hoje colho os frutos (eles são adultos). Obrigada por seu comentário no nosso blog Casa das Histórias.
    Abraço, Marta

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis!! Adoramos seu blog e do comentario que deixou lá no nosso!! Vc está de parabéns... concordo com esse seu texto, as crianças tem que ser apresentadas às histórias e cabem aos pais despertarem esse interesse. Beijos das Bonecas e apareça sempre lá!!!

    ResponderExcluir